domingo, 6 de julho de 2008

É PRECISO PÔR OS PÉS NA TERRA

Desde à algum tempo que tenho a sensação que alguns dos que nos rodeiam (sobretudo alguns pais) estão a modos que deslumbrados com o trabalho que, ao longo destes dois ou três anos, a GAF do GCM tem produzido com as suas ginastas. Temos ganho as competições em temos entrado e as nossas meninas têm revelado um notório aperfeiçoamento técnico e uma progressão consistente e segura à medida que o tempo passa. As coisas têm corrido bem para a grande maioria delas. É verdade que estamos a percorrer "o caminho" e que este se faz caminhando. Mas é também verdade que a procissão ainda vai no adro. Estamos no início da caminhada. Muitos e variados obstáculos vão aparecer. Não vamos ganhar todas as competições (ninguém ganha sempre) e, seguramente, que nos vai acontecer perdermos provas que deveríamos ganhar e ganharmos competições inesperadamente. O sucesso que a GAF persegue é um sucesso a longo prazo. Para isso é fundamental que todos tenhamos expectativas realistas porque doutra forma não conseguimos dar valor aquilo que vamos alcançando. Ir ao pódium numa competição, qualquer que ela seja e qualquer que seja o lugar alcançado, é sempre uma coisa importante e digna de realce. Convém ainda não esquecer que, nem sempre as que ganham nos escalões mais baixos são as que se tornam campeãs nos escalões mais altos. E é nesse que, de facto, nós queremos ganhar.
Não nos sobrevalorizemos quando ganhamos nem nos desvalorizemos quando perdermos.
No Desporto, e consequentemente na ginástica, saber perder é difícil mas muito mais difícil é saber ganhar. Não se pode perder a humildade nem a capacidade de trabalho que temos evidenciado porque são estas qualidades que nos transformam em verdadeiros campeões.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu enfio a carapuça... estou deslumbrada pois não tenho motivos para pensar o contrário. Contudo, como em tudo na vida... a vida não é um mar de rosas...Concordo, plenamente com tudo o que está escrito, sendo por vezes difícil não ficarmos tocamos com alguns momentos que tenho vivido com vocês( treinadores meninas e pais)...por isso deixem-me aproveitar. Bjs Isa

Anónimo disse...

Pronto!!! Lá está ele a tirar as batatas fritas do prato, as mousses da sobremesa...agora a sério, concordo que a humildade é algo que nos deve acompanhar sempre, mas que as nossas meninas brilham, hoje, brilham. Amanhã?!?Amanhã logo se verá :)

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que se disse, e reafirmo, o trabalho e a humildade pode-nos levar muito longe. O mundo actual infelizmente leva-nos nós "pais", a incutir nos nossos filhos o objectivo permanente de vitória, de ser o 1º na escola, no desporto, etc.
Nós estamos a preparar-los para este mundo cada vez mais cruel, mas também temos de ensinar-los a trabalhar em equipa, não podemos vencer sempre, e devemos apoiar os nossos colegas de equipa.
Por isso fico muito feliz, quando vejo a minha " princesa", fazer o desporto que adora, ela a que é a GAF. Ela nas últimas 3 semanas tem feito praia com a escola, o seu rendimento decresceu (cansaço), mas ela mesmo assim faz questão de ir aos treinos, não desiste é menina de fibra.
A minha "princesa" tem como objectivo fazer o que as ginástas mais avancadas fazem.
Ela tem como referência a Inês Romero, Nádia, Inês Pitrez e a Leonor Feijó, para ela estas são "fantásticas" naquilo que fazem, ela queria já fazer tudo o que elas fazem.

Desculpem, mas a minha "princesa" é o máximo.

Um abraço,

João Carlos Santos
(Pai da Margarida Santos)