quarta-feira, 26 de março de 2008

Para os mais interessados na Ginástica

Para os mais interessados "nestas coisas" da Ginástica e sem querer transformar este blog em algo demasiado técnico, aqui se posta um documento que analisa o percurso de uma ginasta da formação ao alto nível. Após a sua leitura tentem "ver" em que patamar colocariam cada uma das nossas ginastas. Já sabem para ampliar cliquem no quadradinho à direita.
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li Ginásio Clube da Maia ETAPAS DA FORMAÇÃO GÍMNICA Avançado Rendimento Elite Júnior Elite Sénior 8-9 9-10 10-11 11-12 12-13 13-14 14-15 15-16 16-17 17-18 Aumento Aumento do Desenvolvimento Crescimento Coordenação Capacidade desenvolvimento das Estabilização Capacidade Esforço acelerado Esforço Capacidades Físicas Preparação Iniciação Especialização Técnica de Base Perfeição Aquisição Motora Dificuldade Técnica Refinamento Performance Base Aquisição Aperfeiçoamento FIG Trabalho em situações Desenvolvimento das FIG Código FIG adaptado Exigências facilitadoras Exigências Específicas Exigência máxima mínimas 2 séries acrobáticas de 2 séries acrobáticas de 3 3 elementos em voo elementos em voo Rotinas obrigatórias ou 1 gímnico mínimo B 1 série com 2 mortais diferentes com elementos FIG 2 elementos gímnicos 1 gímnico mínimo C obrigatórios em série com 180º e 2 elementos gímnicos em série abertura com 180º e abertura 1 série acrobática de 2 elementos 1 série acrobática com 2 1 série gímnica de 2 elementos e 1 em voo Rotinas obrigatórias ou elementos 1 série gímnica de 2 elementos com elementos 1 gímnico com 360º FIG 1 gímnico com 360º numa perna obrigatórios numa perna 1 abertura de pernas a 180º 1 abertura de pernas a 1 elemento em pino com 180º 180º 1 elemento em pino Principiante 6-7 7-8 Idades Etapas Perfil Motor Estrutura Competitiva 2 Saltos 2 Saltos iguais ou diferentes Exigências modificadas FIG Rotinas obrigatórias ou com elementos obrigatórios Voo BA para BB 2 mudanças de Banzos Mínimo 3 elementos no banzo baixo Elemento com 180º Volta livre para pino Elemento B de BB para BA Elemento B de BA para BB Mínimo 3 elementos no banzo baixo Elemento com 180º Stalder para pino FIG Ginástica Artística Feminina li Ginásio Clube da Maia DA FORMAÇÃO AO ALTO NÍVEL DESENVOLVIMENTO TÉCNICO Principiante Conteúdos Técnicos 6-7 7-8 Avançado 8-9 9-10 10-11 Rendimento 11-12 12-13 13-14 Elite Júnior 14-15 15-16 Elite Sénior 16-17 17-18 Corveta Mortal Mortal engrupado com atrás c/ Rondada 360º 720º Flic flac Mortal frente Mortal Salto de mãos empranchado frente c/ Roda Mortal árabe 180-360º Pino Mortal atrás Aranha Aranha à frente empranchado frente s/ Aranha atrás Roda s/ mãos mãos Morais atrás e frente Tempo em posição puck Pino Posições segmentares Flic para Aranha atrás Posições corporais cavalo Aranha Frente Deslocamentos Mortal Roda Trabalho de braços, frente Flic a 1 perna pernas, joelhos, cabeça Mortal Flic pernas juntas e tronco nos equilíbrios atrás Rondada Queda 1½ frente Rotações longitudinais Queda facial Rotações transversais Queda 1½ frente Tsukahar Chamada (iniciação) a Corrida aproximação Yurchenko Postura (iniciação) Yurchenk Recepções o (iniciação) Gigantes frente Cambiada Gigantes atrás s em Balanços Balanços pino gigante Apoios Saída “B” Stalder Pinos no banzo Volta livre pino Endo Saída mortal Saída “C” empranchado Procedimentos básicos na barra de ballett Popa Caminhar específico Troca c/ abertura Shushuno Corrida específica a180º va Interpretação musical Enjambé Engrupad Posições segmentares Piruetas o c/ 360º Posições corporais Sissone básicas Ritmo Equilíbrio Duplo atrás Mortal frente 360720º Combinações atrás e frente Elementos originais Longas combinações atrás e frente Atrás / frente (directo ou indirecto) Frente / atrás (directo ou indirecto) Elementos / ligações c/ bónus 0,2 Saída “C” Saída “D” Aranha s/ Elemento mãos / Ligação Roda s/ c/ 0,2 mãos bónus Elemento original Saída “E” 2º elemento / ligação c/ bónus 0,2 Queda 1½ frente Tsukahara encarpado Yurchenko Queda 1½ frente encarpado Yurchenko empranchado Tsukahara empranchado Tsukahara c/ piruetas Yurchenko c/ pirueta no 1º voo Yurchenko c/ pirueta no 2º voo Despegues Elementos c/ 360º no eixo longitudinal Mudanças de banzo Despegue “E” Saída “E” Ligações e/ou combinações de: 2-3 elementos em voo; 2-3 elementos c/ 360º Popa c/ 360º ou + Shushunova c/ 360º ou + Engrupado c/ 540º ou + Pistola c/ 540º ou + Cumprimento integral dos requisitos do Código FIG evidenciando as qualidades estéticas de forma a atrair a atenção do público e dos Juizes Ginástica Artística Feminina

1 comentário:

Anónimo disse...

sou uma menina
que adora praticar esportes
principalmente ginastica olimpica sem bastante coisas

sei

cair na ponte faze o flique desse na ponte
abrir espacato de frente e de lado
edc


so que minha mae nao tem condiçoes para pagar uma escola de ginastica olimpica para mim.